segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Joker, o malware que vem dentro de atualizações de aplicativos


Malware que só aparece ao atualizar um aplicativo e aumenta sua conta de telefone.

 Joker (ou Bread) era um malware que forçava a inscrição do seu número de celular em serviços SMS premium. No entanto, as novas versões do Android e os sistemas de proteção do já bloqueiam esse golpe: mais de 1.700 aplicativos* já foram removidos da Google Play Store.
Os cibercriminosos mudaram para outro método de cobrança: o WAP. As primeiras versões dos aplicativos não faz nada e, com falsos comentários e revisões, o número de downloads aumenta. Depois, ao abrir uma atualização você é automaticamente cadastrado para um serviço premium e somente se reclamar com sua operadora é que deixa de pagar por ele.
Os serviços WAP cobram suas compras diretamente na conta telefônica ou nos créditos do usuário pré-pago, sem que seja necessário um registro, digitar senhas nem mesmo usar um cartão de crédito ou débito.
Ficam as recomendações de segurança: escaneie o seu smartphone com um aplicativo de segurança independente do Google, mantenha o Protect Play ativado nas configurações do seu próprio aplicativo da Google Play e revise a sua fatura de telefone para ver se há alguma cobrança indevida.

                                                                     FONTE:AVAST BLOG

Nenhum comentário: