sexta-feira, 19 de junho de 2020

Automatização da área financeira: por que fazer na sua empresa?


Todo empresário ou gestor deseja que a administração do seu negócio aconteça de maneira fluida, garantindo praticidade e agilidade ao dia a dia, não é verdade? E uma das melhores formas de isso acontecer é começar pela automatização da área financeira, que traz vantagens tanto para a empresa como para os clientes.

Para saber mais sobre a automatização da área financeira e entender por que é importante investir na sua implementação, siga com a gente!

O que significa fazer a automatização da área financeira


Quando falamos em automatizar, queremos dizer que todas as informações financeiras de uma empresa serão extraídas, manipuladas e armazenadas por meio de ferramentas digitais. Com isso, além de ganharem agilidade, pois as tarefas manuais serão substituídas por automáticas, os processos ficam muito mais simplificados e organizados.

A automatização da área financeira alinha e padroniza esses processos, promovendo a parametrização deles. Isso quer dizer que ela otimiza as tarefas operacionais, como o controle do contas a pagar e a receber, acelerando a geração de boletos e notas fiscais e a conciliação de valores. E também potencializa a realização de atividades mais complexas, como a gestão de cobrança.

Porém, automatizar não promove apenas a rapidez dos processos de uma área. Usar uma solução digital exerce um papel positivo na empresa como um todo, visto que favorece a integração entre departamentos. Se pegarmos o de vendas, por exemplo, ela gera dados que podem guiar o trabalho dos vendedores, orientando-os a tomarem decisões muito mais assertivas para a captação de clientes e, consequentemente, contribuindo para o aumento das vendas.

Por meio da automatização da área financeira, é possível levantar dados relevantes de forma rápida, como informações sobre vendas sazonais, quantidade de clientes inadimplentes e rentabilidades geradas. Isso porque essa ferramenta promove a transparência das informações, tanto em relação ao registro das transações quanto ao acesso de dados. Logo, estimula a integração de todos os setores da empresa, facilitando a comunicação e as tarefas cotidianas.

Por que investir na automatização da área financeira


Embora existam muitos benefícios, ainda há muitos empresários que têm dúvidas sobre a eficácia da automatização dos processos dentro da empresa. Para que quaisquer incertezas fiquem definitivamente para trás, listamos as principais vantagens de implantar ferramentas digitais para integrar áreas e atividades, inclusive a financeira. Confira!

  • Ter informações sempre atualizadas: um dos grandes ganhos da automatização da área financeira é poder contar com dados atualizados em tempo real. A integração sistemática de processos, atividades e pessoas gera um resultado instantâneo para apoiar a análise da gestão.

  • Minimizar a margem de erro: como a manipulação dos dados deixa de ser manual e sua replicação passa a ser automática ― não é mais preciso copiar de uma planilha para outra ―, os erros praticamente são eliminados. Além disso, as informações ficam guardadas por um período ilimitado.

  • Reduzir os custos operacionais: o trabalho manual exige um número maior de funcionários para executar as tarefas. A automatização permite repensar o quadro funcional, uma vez que agiliza os processos, e ajustar as funções, destacando aqueles colaboradores com perfil para atividades mais estratégicas.

  • Melhorar o controle das finanças: o controle financeiro dá um salto em eficiência quando um sistema automatizado é implantado. Tanto a gestão quanto os subdepartamentos e até mesmo os profissionais da área ganham autonomia na hora de processar e colher uma informação. Um bom sistema emite relatórios e gráficos, bastando parametrizar e configurar conforme a necessidade, e também faz conciliações de forma rápida e eficiente, pois a automatização viabiliza a integração com o sistema bancário.

  • Manter o time integrado: com um sistema automatizado, a comunicação flui instintivamente, porque os lançamentos são gerados de forma automática e os funcionários responsáveis são identificados rapidamente. Em caso de dúvidas ou problemas, é possível um contato imediato para encontrar a solução.

  • Garantir a segurança dos dados: a automatização da área financeira, além de oferecer um ambiente seguro para a inclusão e a manutenção dos dados, realiza backups automáticos para evitar que perdas aconteçam, evitando, assim, possíveis transtornos e prejuízos. Outro fator de relevância é a segurança sistêmica, que inibe a ação de invasores e reduz as possibilidades de vazamentos, fraudes e compartilhamentos não autorizados de dados.
                                                                                                   FONTE:BLOG WK SISTEMAS

0 comentários: