sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

*Desinteresse Gerencial na Área de Tecnologia da Informação: Um Desafio Empresarial Significativo*

 


A falta de engajamento dos gestores nos temas relacionados à Tecnologia da Informação (TI) emerge como um dos fatores preponderantes, quiçá o principal, para os desafios recorrentes e as complicações persistentes que permeiam o cenário empresarial. Diversos motivos contribuem para essa problemática, e a crescente insatisfação supera, amplamente, as justificativas apresentadas.


A delegação de decisões e responsabilidades a colaboradores de diferentes áreas, desprovidos de engajamento ou especialização na temática, configura-se como uma estratégia contraproducente. O resultado manifesta-se através de uma sequência persistente de desafios, aquisições frequentes de softwares inadequados e, em muitas instâncias, a obsolescência precoce de equipamentos. O ambiente de trabalho resultante não apenas torna-se um foco de insegurança, mas também se revela como um epicentro de baixa produtividade.


A atenção por parte dos gestores geralmente só é direcionada quando a situação atinge proporções críticas. Entretanto, mesmo diante de crises, é raro observar a adoção de soluções eficazes. Embora muitos gestores reconheçam a complexidade da situação, a iniciativa para efetuar mudanças parece ser uma tarefa monumental.


É imperativo ressaltar: "O PRIMEIRO PASSO NÃO RESOLVE O PROBLEMA, MAS, PELO MENOS, DEIXA VOCÊ MAIS PRÓXIMO DA SOLUÇÃO". Em um ambiente empresarial dinâmico e tecnologicamente orientado, a liderança ativa e a participação comprometida dos gestores são essenciais para mitigar riscos, promover a eficiência operacional e assegurar a competitividade sustentável da organização.

                                                                                               SOFTVALE SISTEMAS

Nenhum comentário: