quarta-feira, 20 de março de 2024

A cooperação de empresas privadas com o ciberterrorismo patrocinado pelo Estado.

 

Geralmente, a guerra é marcada por violência intensa, agressão, destruição e altas taxas de mortalidade, envolvendo o uso de forças militares, tanto regulares quanto irregulares.

O termo guerra abrange as práticas e aspectos típicos dos diversos tipos de conflito armado. A guerra total, por sua vez, é aquela que ultrapassa os limites de combate a objetivos estritamente militares, podendo acarretar em grande sofrimento e elevado número de vítimas civis ou de indivíduos não envolvidos diretamente nos combates.

Não poderia ser diferente no campo da segurança da informação.

São conhecidos os ataques de forças do exercito Norte Coreano na internet, inclusive com roubo de Crypto ativos da ordem de USD 1,65Bi em 2020 e mais de USD 350Mi em 2023 (dados preliminares). É uma ótima fonte de financiamento do Estado com uma receita extra de dinheiro não rastreável.

Recentemente, a Registros públicos e vazamentos revelam a ligação de firmas de cibersegurança do Oriente Médio com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, apontando para uma rede complexa que inclui oficiais governamentais e especialistas em cibersegurança.

Empresas como Emen Net Pasargad e Mahak Rayan Afraz (MRA) foram implicadas em ataques a processos democráticos, sistemas de controle industrial e infraestrutura crítica em países ocidentais, além de invasões a grandes instituições financeiras, conforme relatório da Recorded Future (de um google neste nome e ache a reportagem original)

A pesquisa destaca a existência de "centros cibernéticos", evidenciando a profunda colaboração entre o Irã e contratados baseados no país, os quais operam dentro de uma teia crescente de empresas de fachada ligadas ao IRGC.

Este panorama surge em um contexto de escalada de ataques por parte do Irã, em resposta a ações militares e ataques terroristas na região. Os EUA já sancionaram entidades ligadas à inteligência iraniana, visando dificultar as operações destes contratados cibernéticos.

Apesar das sanções, especialistas antecipam a reorganização destas empresas sob novas identidades, destacando a estratégia iraniana de utilizar cibercrimes e personas hacktivistas globalmente para ofuscar suas atividades. Este cenário mostra a complexidade e a urgência de enfrentar as ameaças cibernéticas transnacionais em um mundo cada vez mais interconectado

Desejamos e esperamos que a paz reine entre os povos e que todos os Reféns em cativeiro desde 07 de outubro de 2023 sejam libertados e voltem as suas famílias. Que os governantes dos países - principalmente do Oriente Médio - façam uma paz duradoura e que o mesmo aconteça no ambiente de Segurança na Internet.

                                                                                                       WINCO SISTEMAS

Nenhum comentário: