segunda-feira, 21 de março de 2011

Dez dicas para manter a integridade física do PC

Mesmo que você use os melhores antivírus, firewalls ou sistemas de criptografia, ainda assim as informações em seu computador podem estar sob ameaça se você deixar de lado a integridade física do PC. Veja algumas formas de proteger seu equipamento:

1. Uma medida inicial é proteger seu sistema operacional com senhas fortes, com números, letras e caracteres especiais (com hífen ou travessão).

2. Porém, mesmo que você faça isso, um intruso mais habilidoso pode ler as informações no seu disco rígido sem ter que iniciar o sistema operacional usando um CD ou disquete. Se quiser evitar isso, uma opção é remover as unidades de disco flexível ou de CD/DVD e desabilitar ou remover portas USB e FireWire, para impedir o boot (inicialização) a partir desses meios.

3. A maioria dos tipos de BIOS pode ser protegida por senhas que devem ser fornecidas para permitir o boot (inicialização) do sistema. Essa proteção impedirá que intrusos alterem as configurações do BIOS e que tenham acesso à senha de inicialização. Aviso: é importante não se esquecer dessa senha, caso contrário terá problemas para iniciar o sistema.

4. Não se esqueça de que sempre é possível abrir o gabinete do computador para desabilitar as senhas por meio de jumper (conector) na placa-mãe ou removendo a bateria que alimenta a memória onde ficam as configurações do BIOS. Se estiver preocupado com essa possibilidade, pense em adquirir uma trava para o gabinete.

5. Existem cabos que permitem proteger impressoras, monitores, mouse e teclado, de modo que só podem ser levados se esses cabos forem cortados.

6. Um dispositivo biométrico, como um leitor de impressão digital, também pode ser uma boa ferramenta para proteger o acesso ao sistema.

7. No caso de notebook, muitos modelos são equipados com uma fenda de segurança onde é possível acoplar um cabo de proteção. Essa é uma forma de barrar a ação de ladrões que podem levar seu equipamento quando você se descuidar por um instante em áreas públicas. Além da qualidade do cabo, verifique bem a qualidade da trava.

8. Existem sensores de movimento que disparam um alarme, criptografa arquivos do disco e desliga o notebook, caso o equipamento seja levado para longe. O mecanismo ainda exige uma série de ações, e não só uma senha, para desbloquear o computador.

9. Por fim, para tentar reaver um notebook roubado, existem pacotes de rastreamento que, quando instalados no equipamento, enviam sinais periódicos para um servidor do fornecedor. Assim, quando o ladrão se conectar à internet, será possível levantar informações da sua localização.

10. Com esse tipo de ferramenta, também é possível enviar um comando para que os dados armazenados no notebook sejam apagados no caso de roubo.


Fonte: site terra

Nenhum comentário: