sexta-feira, 4 de março de 2016

Use o WKBackup sem moderação!

Olá, hoje quero provar que existem mais vantagens em usar o WKBackup do que as ferramentas comerciais existentes no mercado, apesar de mostrar que elas são também aliadas poderosas. Antes de mais nada, deixe-me apresentar o WKBackup. Ele serve para gerar cópias de segurança on-line da base de dados. Bem, até aqui, não difere em nada das ferramentas de mercado. Mas, eu diria sem sombra de dúvidas, que o grande diferencial é que o WKBackup é uma ferramenta que faz parte do ERP Radar Empresarial, sem custo adicional e que engloba uma série de vantagens sobre outras ferramentas de backup de mercado.

Que vantagens são essas? Não é uma resposta complexa e vale a pena ser explorada em detalhes:

Por ser transacional, pode ser executado sem interromper o uso normal do sistema. Isso quer dizer que na prática, ele vai fazer a cópia da base de dados, respeitando as transações que estiverem acontecendo, gerando assim uma cópia íntegra da base. Mas como isso é diferente de uma ferramenta comercial? As ferramentas comerciais não possuem o conhecimento de quais tabelas estão em uso pelo sistema, desta forma, quando uma ferramenta comercial tentar copiar uma tabela que está em uso, e isso não for possível, vai simplesmente ignorar esta tabela e iniciar a cópia da próxima, gerando uma cópia incompleta e causando erros de integridade da base.

Apesar de as ferramentas comerciais apresentarem mensagem de erro, informando o que não conseguiram fazer, em geral, temos visto que estas mensagens são ignoradas pelo usuário; ou como em muitos casos, o backup é executado de forma autônoma em um agendamento do Windows ou script, desta forma, não tendo interação com usuários e portanto, tendo suas mensagens de erro ignoradas. Isso acaba se tornando um grande problema, pois o objetivo do backup é o mesmo do seguro de um veículo: melhor não precisar, mas se precisar, deve ser confiável. Claro que existem vantagens em fazer backup após o horário de uso do sistema, como por exemplo o fator tempo: o tempo de cópia cai bastante em virtude do pouco uso da tríade processador-memória-disco e também pelo fato de que a ferramenta não enfrentará concorrência transacional dos usuários regulares do sistema.

Um dos argumentos que escuto a favor das ferramentas comerciais é a da possibilidade de compactação. Bem, na configuração do WKBackup é possível determinar qual programa compactador de terceiros será utilizado para realizar a compactação dos dados. Para que na execução, cada base do backup torne-se um arquivo executável compactado. Esta configuração é opcional. E o melhor de tudo é que ela é executada sobre o conteúdo íntegro, salvo pelo WKBackup.

O WKBackup também possui um agendador para permitir que os administradores de TI possam adequar este processo as políticas de seu setor, evitando assim choques de horário e sobreposição de tarefas agendadas. Outra grande vantagem do agendador do WKBackup é que ele não requer conhecimento de Windows para ser usado, portanto não agrega a necessidade de ter um especialista para tal tarefa.

Existem necessidades de segurança comuns ao WKBackup e as ferramentas comerciais. Minha tentativa aqui é a de enumerar as mesmas como boas práticas, quais sejam:
  1. o backup deve ficar em uma unidade física diferente dos dados originais. De preferência em um servidor separado ou em um HD externo;
  2. manter mais de um backup é uma excelente prática. Por exemplo: eu mantenho um backup de hora em hora, por 5 dias úteis, um backup diário por 2 semanas úteis, um backup mensal por 12 meses e um backup anual vitalício;
  3. tenha backup dos backups. Exagero? Pode até ser que para algumas estruturas empresariais isso não seja necessário, mas creio que pior do que não ter backup é confiar que tenha e este se mostrar inútil devido a algum dano ao arquivo (sim, isto pode acontecer). Aqui, os backups horários e diários são ainda mantidos em DOIS servidores (cópias idênticas) físicos diferentes;
  4. teste seus backups. Periodicamente, volto alguns dos backups aleatoriamente (mas sempre um de cada tipo - apenas a data é aleatória), para me certificar que o processo como um todo não está falho em algum de seus elos. 
Use o WKBackup sem moderação!
Espero que tenha conseguido ajudar e caso haja alguma dúvida, fique a vontade para acionar nossos canais para maiores esclarecimentos. O Help do Radar também possui uma vasta documentação sobre o WKBackup e esta leitura eu recomendo como sendo de grande valia.

Neste artigo, contei com a colaboração de Leonardo L. Oliveira e Luana P. Mallmann.

Até a próxima,
Vitor Hugo Müller

*Vitor Hugo Müller é Scrum master certificado e um dos coordenadores de desenvolvimento da WK Sistemas, prata da casa desde 1993.

Nenhum comentário: