quarta-feira, 12 de julho de 2017

KPIs para a indústria: entenda por que eles são essenciais



Quando um negócio estabelece metas e objetivos, paralelamente, também deve determinar quais são as ferramentas que irão identificar se eles foram cumpridos. Entre elas estão os KPIs para a indústria, um conjunto de indicadores que reúne medidas e índices quantitativos usados na gestão e nas tomadas de decisões. Afinal, o que não é medido, não pode ser gerenciado, certo?
Os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, mostram quais são os fatores de sucesso de uma indústria e variam de acordo com o tamanho, o segmento ou a estrutura da companhia, porém, devem sempre refletir o que ela deseja conquistar. Assim, é possível acompanhar os resultados alcançados e qual o percentual de melhoria ou piora em relação aos números anteriores.
Por se tratar de uma questão tão importante e que merece ser discutida com profundidade, elaboramos o e-book KPIs essenciais para a gestão industrial. Nele, começamos explicando, em detalhes, o conceito de KPI — inclusive, a diferença entre métrica e indicador — e quais são os principais índices para a indústria, como produtividade, rentabilidade e competitividade, lembrando sempre dos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, que alertam que a medição de desempenho deve extrapolar o caráter de controle para se tornar um veículo viabilizador da estratégia da empresa.
Depois de entender o que é um KPI, você vai conhecer os motivos pelos quais os gestores devem adotar esta ferramenta na indústria. O principal é aquele que não cansamos de repetir: o que não é medido, não pode ser gerenciado. Mas não se resume somente a ele. Os indicadores também ajudam a identificar e resolver falhas e aproveitar novas oportunidades de produção. No e-book, você pode conferir uma lista com esses motivos e ver que adotar KPIs na produção fabril realmente vale a pena.
Mostramos, ainda, como usar os indicadores para que eles deem o resultado esperado e possam fazer a diferença para a sua gestão. Para isso, é claro, apresentamos os principais erros ao definir KPIs e como evitá-los, principalmente em relação ao tipo de indicador. Muitos gestores caem naqueles índices que chamamos de métricas de vaidade, que são informações que não expõem o progresso real do negócio. Você vai entender direitinho no que deve prestar mais atenção e quais dados não fazem tanta diferença assim para a sua indústria.
E para finalizar o e-book, destacamos três metodologias de gestão baseadas em KPIs: Balanced Scorecard (BSC), Objetivo e Resultado-chave (OKR) e PDCA (plandocheckact). Cada uma delas contém detalhes e especificidades próprias, mas isso não impede de serem implementadas em indústrias de todos os portes e segmentos.
Agora é com você! Baixe gratuitamente o material e conheça os KPIs essenciais para a sua indústria. E, claro, conte sempre com a WK Sistemas para auxiliar na gestão do seu negócio. Com o nosso ERP Radar Empresarial, você consegue ter uma visão clara e estratégica de vários indicadores. Boa leitura!
Fonte: Blog Wk Sistemas

Nenhum comentário: