terça-feira, 6 de abril de 2021

Vazamento de dados: informações de mais de 500 mi de contas do Facebook são publicadas em fórum de hackers

 Números de telefone, nomes completos, datas de nascimento e endereços de e-mail estão entre as informações divulgadas.


Um novo vazamento de dados está chamando atenção dos usuários de uma das maiores redes sociais atuais, o Facebook. Segundo uma reportagem, publicada neste sábado (3), pela revista Business Insider, dados de mais de 500 milhões de usuários da rede, incluindo endereços de e-mail e número de telefone, foram postados em um fórum de hackers.

O caso foi descoberto por Alon Gal, diretor de tecnologia da empresa de cibersegurança israelense Hudson Rock. Ele publicou detalhes do vazamento em seu perfil no Twitter.

Os dados expostos incluem informações de usuários de 107 países: mais de 32 milhões dos Estados Unidos, 11 milhões do Reino Unido e 6 milhões da Índia. Do Brasil, dados de cerca de 8 milhões de usuários foram vazados.

Em entrevista ao Business Insider, Alon Gal disse que as informações expostas podem fazer com que criminosos usem os dados das pessoas para se passar por elas ou conseguir a senha de login.

“Um banco de dados desse tamanho contendo as informações pessoais, como números de telefone de muitos usuários do Facebook, certamente levaria a malfeitores tirando vantagem dos dados para realizar ataques de engenharia social [ou] tentativas de kackeamento”, disse Gal ao Insider.

“Indivíduos que se inscrevem em uma empresa respeitável como o Facebook estão confiando seus dados e o Facebook [deve] tratar os dados com o máximo respeito. O vazamento de informações pessoais de usuários é uma grande violação de confiança”, declarou.

A revista diz que conseguiu verificar que alguns números de telefone vazados ainda pertenciam aos proprietários das contas afetadas do Facebook.

"São dados antigos, cujo vazamento já havia sido relatado na mídia em 2019. Encontramos e corrigimos esse problema em agosto de 2019", disse um porta-voz do Facebook.

Esses dados incluem número de telefone, nome completo, data de nascimento e, para algumas contas, endereço de e-mail, de acordo com a Business Insider.

Esta não é a primeira vez que dados de milhões de usuários da rede social, que tem quase 2,8 bilhões de usuários mensais, são disponibilizados on-line.

Revelado em 2018, o escândalo Cambridge Analytica, empresa britânica que capturou os dados pessoais de milhões de usuários do Facebook para propagandas políticas, já havia denunciado um vazamento feito pela rede social.

FONTE:PORTAL CONTABEIS


Nenhum comentário: