terça-feira, 5 de setembro de 2023

Seis motivos para trocar seu HDD por um SSD agora mesmo

 Descubra algumas formas de otimizar o trabalho, economizar dinheiro e até mesmo tornar seu dia a dia mais funcional com a instalação de um SSD em seu computador.


Utilizar um SSD no lugar de um HDD pode oferecer diversos benefícios, seja em um desktop ou em um notebook. Atualmente, mesmo os SSDs que oferecem capacidade maior de armazenamento não apresentam um custo tão elevado. O dispositivo utiliza tecnologia parecida com a de unidades flash e ajuda a iniciar o PC em alguns segundos. Além da velocidade de inicialização, a peça é mais resistente se comparada com o HDD e apresenta diversos formatos que atendem aos mais variados perfis de usuários.




Além disso, mesmo sistemas mais antigos acabam sendo compatíveis com SSDs, ao menos com as unidades com tecnologia SATA, que, embora sejam alternativas de entrada, já prometem oferecer um ganho importante em relação aos HDs. A seguir, o TechTudo lista mais alguns motivos para você instalar um SSD em seu PC ou notebook.





1. Mais resistentes




Por não contar com peças mecânicas, o SSD acaba sendo um tipo de armazenamento capaz de oferecer uma resistência maior. Principalmente para dispositivos móveis (notebooks ou unidades externas USB) , optar por um SSD tende a ser a opção mais confiável.

Um HD, por utilizar um disco em alta rotação e uma braço de leitura, pode acabar apresentando falhas com o tempo, além, é claro, de apresentar problemas caso ocorra algum impacto durante seu funcionamento. Em um SSD este problema não ocorre, uma vez que a tecnologia dos SSDs pode resistir a este tipo de evento.

2. Prometem mais durabilidade




Os SSDs prometem ser uma solução mais durável. Principalmente em opções mais modernas, a confiabilidade nos dados é um ponto que ganhou mais foco para aumentar a vida útil das unidades.


Um SSD é um disco mais leve, o que também faz dele uma solução mais adequada para unidades de armazenamento USB, que normalmente contam com HDs. Estes podem parar de funcionar em caso de queda ou mesmo por falha mecânica.




3. Mais desempenho




Mesmo um SSD básico, como as unidades SATA, pode oferecer um desempenho muito superior a um HD mais avançado. Em média, um SSD SATA, que pode ser encontrado em versão de 120 GB no varejo online por valores a partir dos R$ 119, é até dez vezes mais ágil que um HD.

Quando consideramos ainda opções de SSD NVMe, a disparidade de desempenho fica ainda maior. É possível encontrar opções de SSD de alto desempenho que entregam velocidades de até 7.000 MB/s, o que é cerca de 15 vezes mais rápido que um SSD SATA.


4. Otimizam o trabalho




Para usuários que utilizam o computador para trabalhar, um SSD pode ser um item fundamental. Ele é capaz de otimizar o boot (inicialização) do sistema e abertura de programas e carregamento de arquivos.


Enquanto em um HD o sistema pode levar até minutos para carregar completamente, em um SSD a inicialização do sistema tende a levar poucos segundos. Para quem trabalha com softwares mais pesados, o carregamento deles também tende a ser muito mais veloz com o uso de um SSD.




5. Ideal para jogadores




Os jogadores também podem se beneficiar bastante do uso de um SSD. Jogos normalmente apresentam tempos de carregamentos muito menores quando uma unidade de armazenamento rápido é utilizada.


Além disso, muitos jogos modernos já têm colocado SSDs como requerimento. Isto vai acelerar o tempo de carregamento dos games e impactar na experiência dos jogadores. Neste caso, o dispositivo entrega uma navegação mais fluida ou até mesmo compatibilidade com funcionalidades específicas.




6. Reutilizar um PC ou notebook mais antigo




Instalar um SSD em um notebook ou PC mais antigo pode fazer com que mesmo um equipamento que não conta com especificações técnicas tão avançadas ainda possa oferecer alguma usabilidade para atividades mais simples.


É muito comum que usuários reaproveitem laptops e desktops antigos apenas instalando um SSD. A troca do armazenamento pode proporcionar economia ou mesmo dar uma sobrevida para um equipamento que possa estar encostado ou esquecido por aí.

                                                       TECHTUDO

Nenhum comentário: