segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Confira os impactos positivos causados pela transformação digital no RH



A área de Recursos Humanos, hoje, não pode mais ser considerada meramente administrativa. Ela adquiriu uma posição estratégica e, por isso, quando falamos em transformação digital no RH, não significa apenas comprar novos equipamentos ou estar na internet. Este assunto engloba mudanças na gestão, nos processos e na forma como a instituição se posiciona diante dos desafios do setor.
Historicamente, o RH é uma área muito operacional e metódica. Sendo assim, essa transformação digital vem como facilitadora das operações e das tarefas existentes nas empresas. Tal movimento busca um melhor desempenho, maior participação no mercado e mais eficiência nas operações, independentemente do nicho do negócio.

Diante disso, listamos aqui neste texto alguns pontos em que essa transformação digital ― ou também podemos chamar de adoção consciente e sistemática da tecnologia ― impacta de forma positiva a área de RH e, consequentemente, toda a empresa. Assim, é possível focar em melhorar a forma como os processos são desenvolvidos internamente e obter mais eficiência e regularidade em cada decisão.


                                                          

Impactos positivos causados pela transformação digital no RH


A transformação digital no RH traz um impacto positivo tanto na própria área quanto no restante da empresa. Isso porque o processo de adotar novas tecnologias muda a forma de todos trabalharem. Por um lado, automatiza os processos que podem ser automatizados sem causar prejuízos ao negócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Por outro, libera os profissionais dos recursos humanos para atuarem de maneira mais estratégica.

Confira 4 pontos positivos da transformação digital no RH:

1 – Automatização do setor operacional


A automatização é uma das formas mais simples de visualizar a transformação digital acontecendo no RH. Com ela, é possível melhorar processos que sejam repetitivos ou muito manuais.

 A administração de documentos, de dados e, até mesmo, de comunicações pode ser feito de forma tecnológica, diminuindo custos de retrabalho.

No lugar de funcionários usarem toda a jornada de trabalho realizando apenas um tipo de tarefa, o RH pode dispor de alguns softwares que facilitam muito determinadas tarefas operacionais, como:

• Geração da folha de pagamento;
• Programação e pagamento das férias;
• Organização e disponibilização do plano de benefícios;
• Controle das faltas.

Essa é uma ação importante que economiza a energia do setor e otimiza o tempo dos profissionais, liberando espaço na agenda para ações estratégicas que visam melhorar o desenvolvimento dos colaboradores e o bem-estar geral da empresa.

2 – Adoção de ferramentas inovadoras


A transformação digital no RH pode ser traduzida como uma grande inovação no setor. Isso se torna evidente por meio da implementação de produtos e de serviços que procuram aproveitar, cada vez mais, as habilidades que existem em cada instituição.

Um bom exemplo disso é o Business Intelligence. Sendo uma tecnologia recente, sua adoção ainda é um pouco tímida, mas já está entregando resultados satisfatórios para quem aposta nele. É possível ter, por meio dele, informações e relatórios que apresentam uma visão sistêmica do negócio, o que auxilia na tomada das decisões mais estratégicas.

Investir em inovações como essa permite que o negócio saia na frente e tenha a oportunidade de ser mais eficiente no que faz.

3 – Aumento dos índices de produtividade


Como sabemos, nem todo o tempo que passamos em nossos postos de trabalho são usados efetivamente trabalhando. Uma pesquisa feita pela Workfront, uma empresa de softwares dos Estados Unidos, diz que apenas 44% deste tempo é produtivo.

 No entanto, essa é uma situação que pode ser revertida, ou pelo menos amenizada, usando a tecnologia.

Pensando que ela será aplicada no setor de RH, fica ainda mais fácil, pois os processos dessa área acabam sendo mais repetitivos, o que minimiza os esforços de adaptação e de execução das atividades. Um ótimo exemplo é o processamento da folha de pagamento, cujo procedimento, que precisa ser feito todos os meses, é praticamente o mesmo. Um software pode muito bem cumprir essa função com excelência.

Isso não significa, porém, que os profissionais não precisam estar atualizados em relação às novas tecnologias. É fundamental que eles estejam por dentro dessas ferramentas, principalmente para poderem encontrar formas de otimizar a rotina de trabalho cada vez mais.

4 – Aprimoramento do processo de integração


Com a transformação digital no RH e a automatização de várias tarefas burocráticas, repetitivas e que tomavam um tempo enorme dos profissionais, houve o aprimoramento de atividades que antes eram possíveis somente em grandes empresas, que tinham uma super equipe de RH. Uma delas é a integração de novos colaboradores.

Hoje, esse processo de recepcionar o novo funcionário, apresentar a empresa a ele, fazer uma imersão na cultura, explicar como tudo funciona antes dele sentar em sua mesa e assumir a função para a qual foi contratado é praticamente uma regra. E podemos dizer que o processo de integração é ação bastante estratégico, facilitando, inclusive, a retenção de talentos.

A ferramenta ideal para a transformação digital no RH


Destacamos no texto pontos positivos que a tecnologia proporciona, mas isso só vai acontecer se ela for bem escolhida. Por isso, é importante pesquisar e selecionar as melhores ferramentas disponíveis no mercado para implementar uma transformação digital eficiente no RH da sua empresa. A nossa dica é contar com o ERP que não é qualquer ERP: o Radar Empresarial.

As soluções para gestão de pessoas do ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas, integram processos e controles operacionais do departamento pessoal relacionados ao ponto eletrônico, benefícios, cargos e salários, centros de custos, empréstimos, desoneração, entre outros, que atendem empresas de diversos portes e segmentos. Além disso, o sistema está totalmente preparado para atender todas as exigências do eSocial.

Para saber mais sobre a nossa solução, entre em contato com a nossa equipe ou acesse nosso site. Temos um profissional sempre pronto para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, pode deixar um comentário no espaço abaixo.

                                                                          FONTE:WK SISTEMAS


Nenhum comentário: