sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Senior Sistemas e o eSocial

O eSocial, também conhecido como EFD-Social ou SPED Folha, é um dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em vigor há seis anos no Brasil e que visa formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto da pública.
Conduzido pela Receita Federal, Caixa Econômica, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o eSocial substituirá gradualmente algumas obrigações como o CAGED, RAIS, SEFIP e GEFIP, reduzindo a redundância de envio de informações por parte das empresas – já que todos os órgãos fiscalizadores poderão acessar um único documento.
O projeto abrangerá todos aqueles que contratam funcionários e serviços e compreenderá, além da escrituração da folha de pagamento, todos os eventos sociais como a contratação de empregados, alterações posteriores de cargos, afastamentos, saídas de férias, atestado de saúde ocupacional, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, além da contratação de prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas), envolvendo esforços de diversos departamentos das empresas.

O layout em versão inicial já foi liberado pelo Governo (www.esocial.gov.br) e sua divulgação tem caráter informativo aos setores da sociedade. Conforme divulgado no Ato Declaratório Executivo RFB nº 5 DE 17/07/2013, o EFD-Social será exigido para todas as empresas a partir da competência de janeiro/2014. A Senior, envolvida no projeto desde 2012, trabalha nas alterações de sua solução para atender esta demanda. Assim, os clientes que possuem contrato de manutenção ativo receberão com segurança e tranquilidade a atualização de versão para o atendimento ao eSocial.
Em breve, disponibilizaremos o calendário de liberação das novas funcionalidades.

Fonte: Informativo BIS 

Nenhum comentário: