sexta-feira, 31 de maio de 2019

A NUVEM É SEGURA?


Como podemos diferenciar os maiores fornecedores de serviços nas nuvens?

Se você já leu qualquer um dos nossos blogs do Centro de Recursos para PMEs da AVG, você já sabe que a computação nas nuvens não é um caso simples. A conclusão que tiramos é que devemos avaliar uma lista de fornecedores deste serviço por subcategorias.

Uma análise de mercado dos serviços das nuvens separa os “elementos” em possíveis cinco segmentos: a plataforma nas nuvens, infraestrutura, segurança, armazenamento e software e aplicações.

Para os propósitos deste resumo, vamos nos manter com o que podemos definir como “fornecedores” de serviços nas nuvens, especificamente. A lista apresentada abaixo é meramente um “aperitivo”. Alguns nomes você já conhece, outros você conhece por outros serviços e alguns podem ser novos para você.

•      Akamai
•      Amazon
•      Microsoft
•      Enki
•      Fortress ITX
•      Joyent
•      Google
•      Rackspace
•      Salesforce.com

O fator de seleção “serviço”
O ponto importante aqui, não é que estas nove companhias estão entre as dez mais de uma lista mensal mundial. O ponto importante é que cada companhia tem uma abordagem diferente para o serviço – e este é o fator que define a distinguir uma da outra.

Não devemos esquecer, a computação nas nuvens iniciou-se como um desenvolvimento tecnológico altamente inovador, sem referências anteriores de clientes, com poucas SLAs (acordo de nível de serviço), com preocupações de segurança e sem garantias de ROI (retorno de investimento).

Muitos podem achar que a computação nas nuvens ainda está na mira da incerteza e que a segurança ainda é uma preocupação muito grande; mas as coisas são melhores do que isso. Utilizar os serviços nas nuvens não é como deitar na areia movediça, existem respostas para a maioria das perguntas.

A pergunta é: como cada fornecedor deste serviço pode atender perfeitamente as preocupações, questionamentos e incertezas do seu cliente? Mais uma vez, tudo tem a ver com o serviço prestado.

                                                                                 FONTE : WINCO SISTEMAS
                                                                SOLUÇÕES BACKUP

Nenhum comentário: