O Instituto AV-Test acabou de publicar o seu Relatório Anual de Segurança com dados sobre o mundo da cibersegurança. Aqui estão dez dos fatos mais importantes desse novo estudo:
- Em 2018, programas de cibersegurança tiveram que defender, em média, 4,4 ataques de malwares por segundo, somando impressionantes 376.639 novos tipos de malwares por dia.
- Mas de onde saem esses spams todos? O Brasil sozinho responde por mais de 14% do volume mundial desse tipo de mensagem, seguido de perto pela Rússia, com 13%.
- A maioria dos e-mails contaminados chegam aos domingos pela manhã e ao meio-dia.
- Com mais da metade dos sites do mundo infectados (59%), a ferramenta de busca russa Yandex mostrou ser a mais vulnerável à disseminação de links para sites infectados por malwares.
- Atrás dela, com 29%, está o Twitter, serviço de microblog norte-americano. Os criminosos usaram a plataforma para explorar os trending topics da ferramenta.
- Por conta de sua forte segurança, o Google não está envolvido em malvertising, prática em que criminosos alugam domínios populares em ferramentas de busca com termos extremamente similares na URL e anunciam sites infectados via ferramentas de busca.
- Mais da metade (51%) de todos os novos malwares em 2018 foi dirigida ao sistema operacional Windows.
- Em 2018, cavalos de Troia representaram quase dois terços de todos os malwares desenvolvidos para Windows (62,5%). Depois deles estão os clássicos vírus de computador (21%).
- O Mirai, um parasita bem conhecido, representou 42% de todos os códigos maliciosos feitos para infectar dispositivos da Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês).
- E tem mais. Somente no primeiro trimestre de 2019, foram registrados 3,2 milhões de ataques pela internet contra dispositivos IoT sem segurança.
O AV-Test é um fornecedor independente de serviços na área de segurança de TI e pesquisa de antivírus. A empresa foi fundada em 2004 e sua sede fica em Magdeburg, na Alemanha.
FONTE: AVAST BLOG
FONTE: AVAST BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário