A TechCrunch revelou que centenas de roteadores da companhia chinesa TP-Link contém, desde 2017, uma falha que permite que cibercriminosos o controlem remotamente e só agora a empresa liberou as atualizações para corrigir essa falha crítica.
Se você é daqueles(as) que segue as nossas recomendações de segurança, já alterou a senha padrão dos equipamentos que usa, portanto, está protegido(a). Se ainda não o fez, faça imediatamente, independente da marca do seu roteador.
Os roteadores podem ser sequestrados e passar a fazer parte de uma rede zumbi, como a rede Mirai que derrubou dezenas de sites como os do Twitter, Spotify e SoundCloud. No mundo, nossos dados permitem estimar que 129 a 149 mil roteadores correm risco.
O Brasil é o país mais atingido pela falha nos roteadores WR740N (Imagem: Shodan)
Uma das formas mais comuns como os cibercriminosos ganham dinheiro é através da implantação de malwares que mineram criptomoedas - como no caso dos roteadores da MikroTik usados pela Telefonica/Vivo - ou desviam as vítimas para sites falsos (a função Site Real do Avast Premier protege você contra esses golpes de phishing).
FONTE:BLOG AVAST
Nenhum comentário:
Postar um comentário