Afinal, globalmente falando, qual é a marca mais “imitada” pelos cibercriminosos na hora de elaborar um golpe virtual? De acordo com um novo estudo da Check Point, a medalha de ouro fica para a Microsoft — de todas as campanhas de phishing identificadas ao redor do mundo durante o último trimestre de 2020, a companhia apareceu em 43% delas! A análise engloba os meses de outubro, novembro e dezembro.
Exemplificando um abuso da marca Microsoft, os pesquisadores citam uma campanha de phishing cujo objetivo era roubar credenciais da suíte 365. O email tem como assunto “Doc(s) Entrega Diária # -
Depois da Microsoft, temos, em segundo lugar, a DHL, que foi personificada em 18% dos golpes globais — afinal, as festas de fim de ano representam uma grande movimentação no comércio eletrônico e faz sentido abusar do nome da transportadora multinacional. Seguindo o ranking, aparecem ainda LinkedIn (6%), Amazon (5%), Rakuten (4%), IKEA (3%), Google, PayPal, Chase (2%) e Yahoo (1%).
“Como sempre, recomendamos aos usuários terem a máxima cautela ao divulgarem dados pessoais e credenciais em aplicativos, e a pensarem duas vezes antes de abrir anexos ou clicar em links contidos em emails, especialmente aqueles que parecem ser de empresas legítimas, como a Microsoft ou o Google, cuja imitação é mais provável”, orienta Maya.
FONTE:CANALTECH
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