terça-feira, 16 de abril de 2019

Custos Industriais – Gestão para Empresas se tornarem mais competitivas!!!


Pequenas e Médias empresas do segmento industrial, seja ele de montagem ou transformação, não podem desprezar essa ferramenta de Gestão.
Custo Industriais.
Essa estruturação que nada mais é do que uma sub-divisão da Gestão Empresarial, ou seja, Contabilidade de Custos.
Com certeza essa estratégia uma vez implantada na empresa, trará grandes benefícios; acompanhar o processo por meio de relatórios, preferencialmente por meio de sistemas de Gestão ERP, com procedimentos devidamente estudados para que tragam otimização de processos e mais, apontem processos custosos que podem ser trabalhados melhor.
Com a Contabilidade de Custos podemos analisar toda a estrutura da formação dos Custos, sejam no que diz respeito a Matéria-Prima, Mão de Obra, Hora Máquinas, ociosidade, entre outros, e diante de tanta informação será possível definir melhorias e acompanhar seu desenvolvimento, identificar distorções sejam nos valores das compras, ou o efeito de possíveis variações da folha de pagamento no processo de produção, entre outras.
Porém para que isso ocorra, todo um planejamento específico da empresa deverá ser realizado, achar que apenas com um modulo do ERP, tal benefício será obtido, é apenas um desejo, pois a Contabilidade de Custos ou a Gestão de Custos tem um melhor resultado quando “desenhado” especificamente para a empresa.
A Gestão Estratégica de Custos é muito utilizada em empresas estruturadas, principalmente em grandes empresas e por ser uma ferramenta importantíssima, deve também ser “copiada” para as pequenas e médias, os benefícios são muitos.
Para tornar-se mais competitivo, é preciso identificar entre outras coisas, onde podemos melhorar, e para isso, precisamos olhar para dentro da empresa, mais especificamente, para dentro dos custos que formam o produto, estudar e definir ações, sejam elas de melhorias no processo, ou mesmo em negociações e acompanhar seus efeitos no decorrer do tempo.
Todo esse volume de informações podemos extrair da Gestão Estratégica de Custos, quando essa implantação ocorre de forma planejada.
                                                                                      FONTE:PORTAL CONTÁBEIS


Nenhum comentário: