sexta-feira, 5 de abril de 2019

O Uso Indiscriminado da Internet.


Ao mesmo tempo em que a internet é um facilitador de negócios e relacionamentos, sua utilização de forma indiscriminadamente pode causar enormes prejuízos tanto pessoal como empresarial.
Se por um lado as redes sociais integram pessoas em comunidades por assuntos, gostos comuns, segmentos profissionais entre outras, as informações contidas nos perfis com fotos, lugares de diversão, entre outras informações, expõe para milhões de pessoas tornando em até certo ponto um perigo em potencial.

No mundo empresarial o acesso ao uso da internet tornou-se imprescindível, porem a forma de usar deve ser considerado, pois segundo pesquisa Websense no Brasil perde-se em torno de 24% do tempo de expediente semanal, navegando na internet para fins pessoais.

Somando-se á perda de produtividade riscos como a exposição dos equipamentos da empresa á vírus, acumulo de tráfego de dados na rede, possível envolvimento da marca em ações ilícitas de funcionários e vazamentos de informações confidenciais, como a divulgação de informações confidenciais por engano via relatórios internos.

Sabemos que o acesso a informações através da internet é de grande valia para atualização, pesquisa e divulgação, alem de aprimoramento das funções dos colaboradores.

Quanto à legislação sabe-se que a pratica de atos ilegais por meio de equipamentos da empresa colocados a disposição do colaborador resulta em responsabilidade sobre o empregador “a Súmula 341 do Supremo Tribunal Federal diz-se presumida a culpa do empregador ou comitente pelo ato culposo do colaborador ou preposto alem de disposições do Código Civil”.

Para enfrentar este problema, a reação corporativa tem sido a criação de política de uso e segurança por meio de programas que monitoram as ações on line dos colaboradores.

A SOFTALE tem a expertise na solução para o Controle de Acesso a WEB prestando consultoria a empresas na criação de políticas e ações de gerenciamento para o uso seguro de internet, sendo a única empresa no Vale do Paraíba com certificação técnica e comercial das soluções da Winco Tecnologia e Sistemas.
                                                   TI PARA NEGÓCIOS LEVADO A SÉRIO

Nenhum comentário: