segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ataque massivo DDoS tirou do ar sites de universidades e do governo da Bélgica

 Um ataque massivo de negação de serviço (DDoS) realizado de forma coordenada conseguiu derrubar boa parte da internet da Bélgica na última terça-feira (4). A vítima foi o provedor governamental Belnet, que abriga instituições de pesquisa, universidades, o parlamento do país e outros serviços oficiais. Ao todo, mais de 200 organizações do país foram afetadas.


A situação obrigou diversas agências a adiar reuniões e debates importantes, já que as conexões necessárias para isso não estavam acessíveis. Segundo os responsáveis pela Belnet, os responsáveis que organizaram o ataque permanecem anônimos e, até o momento, não foram identificados roubo de informações ou a exploração de brechas de segurança.

“A Belnet ativou imediatamente seus procedimentos de crise e contatou o Centro Belga de Cibersegurança (CBC) para controlar o ataque”, afirmou a empresa em um comunicado enviado à Euronews. “Os times da Belnet continuam a monitorar a situação minuto a minuto”, complementa a mensagem.

Dirk Haex, diretor técnico da Belnet, acredita que o ataque tinha como objetivo principal saturar as redes da companhia e provocar incômodos. Ele afirma que, embora a empresa continue fazendo investimentos em cibersegurança, a escala de ataques DDoS, bem como o fato de os responsáveis mudarem suas táticas de maneira constante, dificultaram sua neutralização imediata.

                                                                               FONTE:CANALTECH

                                                                                     

Nenhum comentário: