A decisão foi tomada após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos na nova versão.
O portal do eSocial informou que os riscos estão sendo avaliados em razão do possível impacto na concessão de benefícios previdenciários, do seguro-desemprego, além do Benefício Emergencial (BEm) e o Auxílio Emergencial aos trabalhadores, o que motivou a suspensão da implantação.
Agora, com a suspensão, fica cancelada a parada do sistema prevista para acontecer hoje, continuando o eSocial operacional na versão atual, que é v.2.5.
De acordo com o comunicado da suspensão, no início da próxima semana, serão divulgados a nova data da implantação e eventuais impactos no cronograma de obrigatoriedade.
Novo eSocial Simplificado
A criação do eSocial simplificado contou com a participação de empresas e entidades representativas de diversas categorias profissionais envolvidas. O governo atualizou o cronograma de implantação do sistema por meio da Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 76, publicada no Diário Oficial da União.
Devido a pandemia, o governo já havia prorrogado as fases de folha de pagamento e SST, Saúde e Segurança do Trabalho.
Segundo o governo federal, houve redução em mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas.
Contudo, a maior alteração ocorreu nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando e engessamento anterior que existia no envio e validação de eventos.
FONTE:PORTAL CONTABEIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário