Você sabe o que é a indústria 4.0, quais as suas principais características e as tecnologias ditas como primordiais para que esse tipo de indústria funcione? Neste artigo, nós responderemos cada uma dessas perguntas e mostraremos que o futuro é 4.0!
E já avisamos: quanto mais cedo você implementar as tecnologias citadas ao longo deste post para otimizar a sua operação, mais competitivo você se tornará, destacando-se frente à concorrência.
O que é indústria 4.0
Indústria 4.0 é o nome dado para um novo tipo de organizações, também chamadas de fábricas inteligentes, que utilizam as inovações tecnológicas com o propósito de automatizar e otimizar seus processos operacionais produtivos. Consequentemente, conseguem torná-los mais eficientes e customizáveis para o consumidor final.
Assim, há maior conectividade entre máquinas, colaboradores, processos, ativos e sistemas, fazendo com que todas as informações sejam gerenciadas e controladas de forma remota, por meio de redes inteligentes. Além disso, a indústria 4.0 é caracterizada por dar maior autonomia para as operações, prevenindo e antecipando falhas que podem ocorrer durante os processos.
Principais características da indústria 4.0
A indústria 4.0 é definida como um conjunto de tecnologias que permite a fusão de três mundos: o mundo físico, o mundo biológico e o mundo digital. Confira as suas principais características:
Descentralização das decisões
Com a chegada de novas tecnologias provenientes da internet, o acesso aos dados e às informações foi facilitado e, hoje em dia, qualquer um tem acesso às mais variadas informações em tempo real. Assim, no âmbito industrial, as máquinas passaram a fornecer informações sobre o seu estado de trabalho, notificando a rede central quando há alguma interferência em sua operação.
Para entender melhor, imagine o exemplo a seguir: você possui um redutor de velocidade em sua operação e ele está em pleno funcionamento. Porém, em algum momento, com o passar dos dias, você percebe que a central notifica uma vibração muito excessiva por parte deste equipamento.
Desse modo, você consegue atuar de forma rápida, evitando uma possível falha funcional em seu redutor de velocidade, pois a informação é enviada em tempo real para a central, o que faz com que as decisões sejam tomadas de forma descentralizada, a partir de dados previamente analisados e concretos.
Virtualização
Com o avanço das tecnologias, a utilização de sensores em equipamentos, máquinas e processos ficou viável, proporcionando maior rastreabilidade e um monitoramento remoto dos ativos de uma operação.
Informações em tempo real
A análise, a aquisição, o tratamento e a gestão de dados são feitos de forma instantânea. Portanto, as tomadas de decisão ocorrem de forma mais rápida, o que facilita o processo como um todo, diminuindo, também, diversos custos relacionados à operação.
Principais tecnologias da indústria 4.0
Com essas características, a indústria 4.0 abrange diversas tecnologias que têm transformado a forma de produzir no segmento industrial. Veja as principais:
Automação
A automação industrial é o uso de softwares, hardwares e sensores aplicados em equipamentos de uma organização como forma de automatizar os processos industriais. Ou seja, é quando a tecnologia é empregada com o intuito de melhorar a produtividade da empresa, diminuindo custos e melhorando a segurança de trabalho dos colaboradores. Geralmente, a automação é aplicada em atividades e serviços que são considerados de difícil execução por seres humanos.
Big Data
O Big Data é o acervo de datas e informações que possuímos, é como se fosse uma Barsa. Em um viés industrial, podemos analisar que o Big Data de uma indústria são todas as informações relacionadas aos colaboradores, equipamentos, máquinas, processos e muito mais. Assim, haverá diversos tipos de informação, como quais manutenções foram efetuadas, em quais peças, quais foram os desgastes apresentados por essas elas, entre outros dados.
O Big Data é fundamental para que você tenha maior controle sobre o seu sistema como um todo. E, além disso, ele auxilia na análise das informações, transformando dados em informações precisas e valiosas para que o gestor tome uma decisão acertada.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas é a interconectividade, a mistura entre o mundo real e o mundo digital, a conexão entre pessoas e objetos via internet. Ela é muito importante para a indústria 4.0, pois se trata de uma rede de equipamentos constituída
por redutores, motoredutores e máquinas acionadas, que são capazes de transmitir informações e dados sobre o seu estado de funcionamento, a partir de conexões de rede, internet e sensores que são inseridos em cada equipamento.
Portanto, ela possibilita que máquinas que possuem capacidade de comunicação e rede computacional se conectem à internet.
Comunicação integrada de ativos
Com a Internet das Coisas, é possível que todos os ativos se comuniquem de forma integrada, enviando informações para uma rede central, na qual esses dados e informações serão analisados e a tomada de decisão será efetuada da forma mais clara e simples possível.
Assim, todo o processo que demandaria diversas pessoas e várias opiniões em relação à análise das informações é simplificado e encurtado para que a indústria otimize e intensifique os seus resultados produtivos e operacionais.
O futuro inteligente e promissor da indústria 4.0
Com o auxílio da tecnologia, as indústrias 4.0 conseguem resultados melhores, têm menos necessidade de aplicar manutenções corretivas em seus maquinários e alcançam um maior controle sobre toda a sua operação.
Vimos que o futuro das indústrias são as fábricas inteligentes, com a utilização da automação em seus processos nos mais variados segmentos. Portanto, para que você tenha maior competitividade em seu ramo industrial e maiores níveis de produção, utilizando todas essas tecnologias citadas no artigo, garanta e contrate o serviço de monitoramento de ativos. Com ele, os seus resultados serão ainda mais satisfatórios!
FONTE: BLOG DA WK SISTEMAS