sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Você sabe o que é Disaster Recovery?


  Um dos mais importantes processos de TI, que muitos gestores sempre deixam para depois, é o Disaster Recovery. Talvez por se lembrarem deste processo somente quando algum desastre realmente acontece.

 Se você é gestor e ainda não tem um plano ou diretivas para recuperação de desastres, é melhor fazê-lo logo após ler este post. 


  Quando algum desastre ocorre (natural ou não), para que uma empresa volte a funcionar a primeira providência a ser tomada é a recuperação dos arquivos. Para tal, o esquema de backup deverá estar religiosamente atualizado. Fitas, DVDs/Blu-Rays, HDs externos (ou qualquer outra que seja a mídia de backup) deverão estar sendo armazenados em lugar diferente do data center, de preferência em um cofre específico. 

Além do backup dos arquivos de dados, é muito importante ter uma imagem dos sistemas dos servidores. A documentação técnica do data center (especificações técnicas da rede, configurações dos SO, permissões, etc) também são fundamentais na recuperação pós-desastre. 


  Em paralelo, a avaliação da infraestrutura deverá ser realizada. Obter informações sobre o que está funcionando e o que realmente foi afetado servirá como base e previsão para a recuperação e disponibilização dos serviços de TI. Esta informação também servirá para a contabilização dos prejuízos e o custo para refazer a infraestrutura e equipamentos afetados. 

  Tenha em mente que dificilmente terá a recuperação de todo o ambiente de um dia para o outro. Dependendo do tamanho do desastre, isto pode demorar mais que o previsto. Em contrapartida, a recuperação rápida é altamente desejada por todos. 

  A reconstrução de toda a infraestrutura e a substituição do hardware avariado dependerá de investimentos financeiros e tempo. Nesta situação, é interessante reconstruir a infraestrutura já pensando em um próximo desastre de forma a evitar ou minimizar os danos, mesmo que isto se traduza em investimentos maiores. Estes investimentos se traduzirão em menos tempo indisponível e em menos dores de cabeça. 

  Se nenhum desastre ainda aconteceu, não pense que seu trabalho terminou, pelo contrário. Comece revendo as rotinas de backup, realize testes periódicos de recuperação de arquivos e crie imagens do SO de cada servidor. Se houver algum problema ou algo que possa ser melhorado, você terá a chance de fazer isto preventivamente e sob menos pressão.

                                                                                                     FONTE: VIRTOS
                                                 TI PARA NEGÓCIOS LEVADO A SÉRIO

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