Em um momento de aceleração da transformação digital, em que crescem os serviços e operações feitas de maneira conectada, também aumentam as tentativas de golpes e crimes. Uma pesquisa realizada em parceria entre a Mastercard e o Instituto Datafolha mostra que 57% das empresas brasileiras são alvos de ataques e fraudes digitais com média e alta frequência.
No entanto, somente 32% dos entrevistados revelaram que possuem áreas próprias dedicadas à cibersegurança, mesmo que 80% deles reconheçam a segurança digital como muito importante. Para chegar a essas conclusões, o Barômetro da Segurança Digital entrevistou 351 decisores dos setores de tecnologia, telecomunicações, educação, financeiro e seguros, saúde e varejo entre os dias 1 e 25 de fevereiro de 2021.
Enquanto a maioria das empresas analisadas afirmou ter algum plano de resposta a possíveis ataques cibernéticos, 39% não consideram investimentos na área como uma prioridade dentro de seus orçamentos. Elas acreditam que os departamentos mais suscetíveis a ações criminosas são o financeiro e o banco de dados de seus clientes, sendo que 11% relataram ter sofrido algum tipo de ameaça digital durante o ano de 2020.
Preocupação grande, investimento ainda pequeno
Apesar da consciência quanto à gravidade dos ataques, o levantamento destaca que as ações tomadas pelos grupos nacionais ainda são tímidas frente ao peso das ameaças — segundo o estudo, somente um terço das companhias fez algum tipo de teste preventivo nos três meses anteriores à pesquisa. “Investir em cibersegurança é importante para trazer confiança para gestão dos negócios e credibilidade diante de clientes e parceiros”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da MasterCard.
“Hoje, mais do que nunca, os consumidores desejam interações simples, rápidas e seguras com quem se relacionamento online. Por isso, cabe às organizações endereçarem este ponto internamente”, alerta. O estudo também reforça o fato de que grande parte dos ataques virtuais acontecem a partir de terceiros e fornecedores; por isso, é preciso ter estratégias e soluções de segurança a postos em todos os momentos.
A Mastercard também se posiciona como uma empresa do setor de tecnologia, e tem apostado na atuação multicamada para prevenir, identificar e detectar possíveis fraudes em toda a jornada do consumidor. Nesse sentido, soluções de análises automáticas que abrangem todo o ecossistema de uma empresa surgem como uma forma de proteção, assim como uma avaliação de biometria mais precisa, capaz de analisar a posição do celular ou a velocidade de digitação para confirmar a identidade de uma pessoa.
Seja qual for o tamanho da organização, possuir estratégias de proteção e soluções de segurança a postos, bem como investir no treinamento e conscientização de funcionários, são ações cada vez mais essenciais. A transformação digital pode trazer novas oportunidades de negócios e de relacionamento, mas também acompanha um crescimento das ameaças digitais com os quais não se deve brincar.
FONTE:CANALTECH
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