segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Dados de 40 mil brasileiros já circulam na internet após megavazamento

 maior vazamento de dados da história do Brasil, com 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos, começa a ter seus desdobramentos. De acordo com a empresa de segurança Syhunt, o hacker que está em posse dessas informações começou a divulgá-las, expondo 39.645 brasileiros e 22.983 empresas nacionais gratuitamente na internet.


Segundo apuração do Estadão, o hacker está fazendo essa pequena divulgação como uma espécie de amostra grátis do que ele tem, uma espécie de catálogo. As pessoas físicas foram divididas em 37 categorias e as empresas em outras 17. A Syhunt estima que esse criminoso deve ter em mãos algo na casa de 1 TB de dados, sendo 650 GB de pessoas físicas, 200 GB de pessoas jurídicas e outros 23 GB referentes às informações de veículos, tudo podendo conter fotos em determinados dados.

A origem dos dados, apesar de o próprio hacker ter dito que foram obtidos da base do Serasa, ainda precisa ser checada. De acordo com a Syhunt, há indícios claros de que foi mesmo no birô de crédito que o criminoso obteve essas informações, mas não há provas.

Ainda de acordo com a reportagem, mesmo com os dados estando divididos, o hacker tem em mãos não apenas os CPFs, mas o nome completo, sexo, data de nascimento, idade atual, nome da mãe, do pai e estado civil.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e o Procon-SP informaram que, mesmo sem a certeza de a origem ser o Serasa, explicações serão solicitadas junto ao órgão. Já a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), por meio de nota, disse que está apurando o ocorrido e que irá tomar as medidas cabíveis dentro da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.

                                                                                   FONTE:CANALTECH


Nenhum comentário: